
![]() | ![]() |
---|
Historia do Alpinismo
O Alpinismo Industrial surgiu do Alpinismo
Breve descrição;
A história do alpinismo está intimamente ligada às montanhas, que sempre fizeram parte da história da Humanidade por se tratarem de obstáculos a serem transpostos em viagens, explorações e migrações.
Até à Idade Média, os homens evitavam os cumes, sobre os quais se criaram rumores e lendas, por exemplo, em 1387 os magistrados de Lucerna expulsaram o monge Niklaus Bruder e cinco outros religiosos que haviam tentado subir o Monte Pilatus da região.
O alpinismo moderno nasceu em 8 de Agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o cristaleiro Jacques Balmat, motivados por um prémio oferecido por Horace-Bénédict de Saussure (considerado o fundador do alpinismo), venceram os 4810 m do Monte Branco, na fronteira entre França e Itália.
Quem foi Horace-Bénedict;
Horace Bénédict de Saussure (Conches, Genebra, 17 de Fevereiro de 1740 - Genebra, 22 de Janeiro de 1799) foi um naturalista e geólogo suíço, era aristocrata é considerado como o pai do alpinismo.
Biografia;
Influenciado pelo pai e por seu tio materno, Charles Bonnet, consagrou-se à Botânica. Em 1758 ele se encontrou com Albrecht von Haller. Em 1762, foi nomeado, aos 22 anos, professor de Filosofia da academai de Genebra. No outono de 1768 foi promovido a membro da Royal Society, após uma visita à Grã-Bretanha. Em 1772 fundou em Genebra a "Société pour l'Avancement des Arts". Em 1791 sua saúde começa a declinar, e enfrenta problemas financeiros - apesar disto, consegue concluir seu maior trabalho, antes de sua morte, em 1796.
Altitude do Monte Branco;
Seu interesse pela botânica levou-o naturalmente a empreender viagens aos Alpes, e ainda a estudar geologia para compreender as características físicas daquela região. O resultado dos seus trabalhos chamou a atenção de turistas e curiosos para as regiões de Chamonix e Zermatt.
Em 1760 para calcular a altitude do Monte Branco, prometeu uma recompensa para aquele que atingisse o seu cume. Em Agosto de 1786 um caçador de camurças, Jacques Balmat solicita a presença do doutor Michel Paccard com quem já havia passado algum tempo na montanha e os dois homens atacam a ascensão que atingem no dia 8 de Agosto de 1786.
É acompanhado por Jacques Balmat que H.B. de de Saussure monta uma cabana no cimo do Monte Branco em Agosto 1787, numa cordada composta por 11 pessoas, e onde o cientista procede aos cálculos de medição e constata que tem 2 450 toesas, o equivalente a 4 775 m, em vez dos 4 807 reais, o que é verdadeiramente insignificante para a época.
Desde então o Alpinismo veio como um meio para executar resgates, e foi se aprimorando com o decorrer do tempo, começou a ser utilizado como uma técnica alternativa para trabalhos em altura, pois está técnica proporciona enumeras vantagens, tendo profissionais capazes de elaborar um vasta gama de trabalhos e está significativamente ganhando o mercado.